02/02/2009 - Gravado às 22h10 SLAVOJ ŽIŽEK Filósofo e Psicanalista | |
Professor da Universidade de Lubliana, na Eslovênia, Diretor Internacional do Instituto de Humanidades da Universidade de Londres, Slavoj Žižek é um dos principais teóricos contemporâneos. Navega pelos mais variados cenários intelectuais. Da teoria social para a crítica da cultura, da teoria do cinema para o marxismo, a psicanálise, a política. Nome presente no debate sobre a desintegração dos estados socialistas e sobre o papel da esquerda no mundo atual, Žižek também aborda os dilemas que a globalização e a crise financeira colocam às pessoas e que tanto economistas quanto psicanalistas tentam decifrar. Provocativo, polêmico, Slavoj Žižek constrói um olhar e um pensamento diferente que o destaca na crítica da cultura contemporânia e na análise dos desafios políticos do mundo.
Entrevistadores: Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; Laura Greenhalgh, editora executiva dos cadernos Aliás e Cultura do jornal O Estado de S. Paulo; Emir Sader, sociólogo e Vladimir Safatle, professor do departamento de filosofia e do instituto de psicologia da Universidade de São Paulo.
Apresentação: Alexandre Machado
O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assist ir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/
4 comentários:
Nao sei quanto aos admiradores. Para um nao-leitor do cara, como eu, Zizek deu uma GRANDE entrevista.
Bem verdade que ele me ganhou desde logo, APELIDANDO um certo tipo de esquerda FALHADA de "Porto Alegre" (RISOS ETERNOS).
No mais, nao sei qual a grande novidade que se propaga com essa de "Superego ordenando ao dever de gozo". O superego (prefiro "ideal de Ego") se mostra um "pai malvado" em uma determinada quadra historia, em uma determinada sociedade. Ele SEMPRE foi "mutavel" na teoria psicanalitica: mudaram os conceitos, cairam certas "leis" um novo "ideal de Ego" (ou "ideal do que o Ego QUER ser") advem.
Assisti ao programa e o Zizek ganhou minha simpatia ao provocar a autocrítica de que não seria um bom psicanalista de pessoas... Lucidez e multidisciplinariedade são seus pontos altos. Vou procurar seus livros, folheá-los e, quem sabe, adquirir um.
Por último, aquele tique de esfregar o nariz... Psíquico ou somático?
O tique seja o Outro falando através dele.
Acho que com relação ao Superego Materno, Zizek não é inovador mesmo... ele mesmo diz expressamente (em "Zizek!") Que tudo isso já foi elaborado por Lacan.
Acredito que o que inova, em relação especificamente à essa forma de superego, é a relação que o filósofo faz entre ele, o capital global e a crítica à ideologia.
A propósito, concordo que a entrevista foi muito boa! Digo que, certamente, foi a melhor entrevista dele que eu já vi até hoje! Todas as perguntas foram muito pertinentes! Só achei que o Safatle foi um pouco tímido em apontar possíveis divergências ali... certas coisas estão começando a emergir como discordâncias teóricas entre os dois, eu acho.
Postar um comentário