sexta-feira, 8 de maio de 2009

Primeira consequência decorrente do nosso conceito de pós-modernidade.

Encontrada em Kierkegaard, eu seu Papers and Journals.

To me the difference between a writer who picks up his material from everywherer but doesn't work it into an organic whole and a writer who does is like that between mock turtle and real turtle. The meat of the real turtle tastes in some places like veal, in others like chicken, but all of it has been combined in one organism. You find all these different kinds of meat in mock turtle but what binds the separate parts is a sauce, which even so is often more sustaining than the jabber which stands in for it in much writing. (22 november 34 I A 32).

[Tradução livre: "Para mim a diference entre um escritor que retira suas fontes de toda parte mas não se empenha em torná-las um todo organico e um escritor que o faz é como aquela entre uma 'mock turtle' [uma imitação de tartaruga] e uma tartaruga de verdade. A carna da tartaruga de verdade em algumas partes tem sabor de vitela, em outras de frango, mas tudo isso está combinado em um organismo. Você encontra todos esses diferentes tipos de carne numa tartaruga falsa, mas o que mantém juntas as diferentes partes é o molho, que ainda assim tem mais 'sustância' do que a tagarelice que o substitui em muitos escritos".]

Mock Turtle Soup: é uma cópia barata da sopa de tartaruga genuína em que se misturam carnes de diferentes animais com um molho grosseiro para imitar o sabor da sopa verdadeira.

Nenhum comentário: