quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Estilistas de Direita desenham o próximo paletó de Obama! (Um golpe de Estado Republicano nos EUA?)

Vimos até agora, neste blog, duas previsões, no mínimo, pretensiosas: em primeiro lugar a notícia do possível craque do sistema financeiro global, prenunciada pelo João Batista da economia política marxista, Fernando Marcellino, e outra, talvez um pouco mais modesta, da possível passagem do presidente Obama "desta para uma melhor". (E ao contrário de John F. Kennedy, a morte de Obama pode ser facilmente imputada à KKK... não é perfeito para a direita ultra-conservadora americana (republicana)?)

Durante o breve período em que tenho acompanhado as notícias sobre honduras e a impossibilidade vindoura de sustentação do discurso democrático, o que chamei de fim do fim da história ou a negação da negação dos ataques terroristas de 11 de setembro, bem como a abertura do embargo a cuba e o mais recente conflito na Ossétia do sul, mais um país da antiga URSS que vêm se debatendo pra se enquadrar na gramática política global chamada de Democracia (burguesa) o fato é que a situação de Obama está cada vez mais insustentável.

Não vamos cair aqui no discurso de que a culpa seja, na verdade, do Bush... Creio que a culpa é o daquilo que Marx previu em seu Capital, livro 3, um processo de crise estrutural do capitalismo, de perda da representação simbólica do capitalista (um Marx que leu Lacan, quem sabe?) de reconfiguração da produção do lucro, sob o domínio do capital financeiro que nega a mediação da mercadoria para a produção de "mais dinheiro" e que, ao ser comentado há cerca de 2 anos atrás, parecia papo de maluco...

Pois bem, voltando à minha previsão, qual não foi minha surpresa quando vejo a notícia divulgada na "Daily Telegraph" do Reino Unido: "Barack Obama faces 30 death threats a day, stretching US Secret Service" [Barack Obama enfrenta 30 ameaças de morte por dia, incrementando o Serviço Secreto Americano]. Segundo a notícia do tablóide britânico, as ameaças de morte, desde que Obama tomou posse, aumentaram 400 por cento em relação à média de 3000 (sim: três mil!) ameaças por ano contra o "pseudo-presidente" George W. Bush.

Para piorar a situação do Obama (mas melhorar a qualidade das minhas profecias) dentre as ameaças de morte, o Serviço Secreto americano identificou um complô de "racistas brancos do Tenessee" que planejavam matar quase cem pessoas antes de dar o tiro definitivo em Barack Obama... e assim, o golpe de Honduras poderá acontecer também nos EUA! (Quem sabe um golpe de Estado Republicano?).

Quanto tempo demora até que os Berlusconi's subam ao poder no mundo todo?

2 comentários:

Felipe disse...

O essencial em tudo é fazer ver que há crise, mas não do capitalismo. Crise no capitalismo é crise ideológica, e isso ainda não está sendo posto em cheque nesta conjuntura - a não ser por estes joões batistas da blogosfera... Nossa crise é política, democrática, de total desacoplamento dos discursos econômicos com a realidade dos direitos. É, portanto, essa realidade que sofre a crise, e a sofre sem nunca chegar perto do discurso democrático que a programara, o que para a mais rasa mente já seria um indício de algo errado no capitalismo. Mas não se vê assim: talvez por isso esse cheiro de propofol no ar!

Fernando Marcellino disse...

Felipe, como nâo existe uma crise no capitalismo? Quando trilhôes do Estado sâo mobilizados rapidamente para o salvamento de bancos não estamos passando por uma simples crise ideológica. No momento de crise a ambiguidade no campo ideológico é total: uma terra de ninguém que, aqueles que acalmarem a paranóia (neocons)com um discurso étnico ou algo do tipo podem ganhar. E sim, acredito que o "total desacoplamento dos discursos econômicos com a realidade dos direitos" nao emerga apenas numa crise e sim seja um dado estrutural da sociedade produtora de mercadorias.